sexta-feira, 7 de maio de 2010

Qual o caminho a ser seguido para a construção de uma Nação???



“ Como se constrói um País?”
Primeiramente, penso eu, todo o processo se inicia pela Carta Magna. Existe aí, um fator que desencadeia outros, tipo um efeito dominó.
A educação é primordial, ela deve estar num patamar de elevada priorização. A história do País deve ser debatida, questionada, tanto pelas falhas como pelos acertos.
Alguns historiadores e antropólogos dizem que a genética dum “ povo” é importante. Pode até ser, mas não me fixarei nesta apologia.
Acredito sim, que todo um processo , sem dúvida nenhuma, inicia quando o aluno senta pela 1ª vez no banco escolar.
Aí, envolve uma série de fatores. Os mestres, professores, devem ter um salário decente.
Quando Paulo Maluf foi governador biônico de São Paulo, na greve dos professores disse o seguinte: - Professor é igual a “ sal” acha em qualquer lugar.
Em Minas Gerais, o então governador Newton Cardoso soltou esta, sobre a greve:- Não tenho culpa das professoras serem mal casadas.
Por ironia, estes 2 ex-governadores respondem processos junto à justiça Comum e Federal, por corrupção.
A reforma agrária, 2º dados estatísticos , nos Países considerados mais desenvolvidos do mundo, foi profunda, contudo, obedecendo normas e estudos feitos por especialistas.
Pela Carta Magna, todos são iguais perante seu País, suas leis e etc. Portanto, o cidadão deve usar o direito da sua cidadania, faça uso dele.
Certa vez, o autor deste texto, num debate na Câmara Municipal de uma cidade em Minas gerais, cuja pauta era sobre a saúde, ocorreu o seguinte:
- A saúde tem que estar com as portas abertas para quem quer que seja, independente de qualquer situação.
Fui ainda questionado numa analogia hipotética:
“ - Como a saúde de um município deveria proceder na seguinte situação: Duas pessoas vão até o “ posto médico” sendo uma delas de baixa renda sem as mínimas condições de comprar seus remédios numa farmácia ,sem os quais certamente ela morreria se não fosse a distribuição destes remédios gratuitos,. A 2º pessoa, está entre as mais ricas do País e bate à porta do mesmo “ posto de saúde” . Minha resposta foi: estas duas pessoas deveriam ser tratadas igualmente sem o menor preconceito.
A grandeza de uma nação consiste, às vezes, em certos detalhes, certas posturas.
Sobre a cultura. Precisa-se incentivar os estudos das raízes e suas origens.
Os poetas, escritores, artesãos, cineastas, músicos, implantar oficinas de cultura juntamente com a parceria privada, para que se tenha acesso à arte.
Uma Nação deve seguir as leis. Certo seria que cada cidadão andasse com a “ Carta Magna” no bolso.
Não sei se fui feliz ou consegui exprimir dentro das minhas possibilidades, o que penso a respeito da construção de um País!

“ Autoridade sim, Tutela não "

Nenhum comentário:

Postar um comentário