segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Advogado: Dr. Sobral Pinto, Uma lição de profissionalismo!!!


2 comentários:

  1. Dr. Sobral Pinto, a quem tive a honra de conhecer pessoalmente, qd. do meu tempo de Universaitário, no Rio de Janeiro,1978, embora fosse ligado à ciências exatas, como membro do "diretório acadêmcico" fizemos um convite a ele, para um debate. Homem de físico fráfil, mas inversamente proporcional a inteligência. De uma sensibilidade tamanha, que nos deixava comovidos. Católico ferveroso, de ir quase todos os dias à Igreja, anti-comunista, e nos meandros da vida este Senhor, foi o maior defensor dos comunistas presos arbritariamente pelos regimes do ditador Getúlio Vargas, e , posteriormente, pelo golpe militar de 64.Transcreverei um dos casos do Dr. Sobral Pinto, ocorrido à época de Getúlio Vargas: "ARAME NA URETRA: O alemão Harry Berger, que também participou do levante de 1935, inicialmente recusou os serviços do advogado. Preso embaixo de um vão de escada e sem poder dormir por vários dias, era torturado com um pedaço de arame quente penetrado na uretra. Era tratado como bicho e, por isso, Sobral pediu ao governo a aplicação dos benefícios do artigo 14 da Lei de Proteção aos Animais ao prisioneiro - Berger só foi libertado ao fim do Estado Novo, em 1945, e morreu louco, na Alemanha."
    Outro trecho sobre a vida e comportamento deste Advogado:
    Um dos que Sobral protegeu foi Luís Carlos Prestes, após o levante comunista de 1935. Uma estranha missão para um católico fervoroso e anticomunista ferrenho como Sobral, que tratava de explicar: "Devemos odiar o pecado e amar o pecador. Portanto, devemos odiar o comunismo, mas amar os comunistas." As divergências não impediram o nascimento de uma duradoura amizade. "Prestes tentou converter-me ao comunismo. Eu tentei convertê-lo ao catolicismo. Nenhum dos dois conseguiu", brincava.
    Maravilhoso o que vem a seguir, qd de sua prisão pelos militares em 64; "Se num primeiro momento sentiu-se tentado a apoiar o regime militar instaurado em 1964, logo disparou sua metralhadora giratória contra os generais. E não ficou impune. Detido em 1968, ouviu de um coronel: "Dr. Sobral, estamos implantando uma democracia à brasileira." O advogado não deixou por menos: "Existe peru à brasileira, mas não existem soluções à brasileira. A democracia é universal, sem adjetivos."




    Dr. Sobral Pinto= Lição de humildade, sabedoria e dignidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Transcrevo aqui, algo mais sobre este Homem chamado Dr. Sobral Pinto:
    Lição do dr. Sobral Pinto :
    Em 19 de maio, Augusto Nunes escreveu sobre a possível libertação de Suzane Von Richthofen, presa pela morte dos pais, gerando comentários que o levaram a um segundo artigo, A falta que faz um Sobral Pinto, em que cita trechos de uma carta do dr. Sobral Pinto ao poeta Augusto Frederico Schmidt, de 1944, que, mais do que uma luminosa aula de Direito, é uma lição de vida irretocável.
    ”O primeiro e mais fundamental dever do advogado é ser o juiz inicial da causa que lhe levam para patrocinar”, ensina à certa altura. “Incumbe-lhe, antes de tudo, examinar minuciosamente a hipótese para ver se ela é realmente defensável em face dos preceitos da justiça. Só depois de que eu me convenço de que a justiça está com a parte que me procura é que me ponho à sua disposição”. A regra vale também para velhos amigos? Claro que sim: ”Não seria a primeira vez que, procurado por um amigo para patrocinar a causa que me trazia, tive de dizer-lhe que a justiça não estava do seu lado, pelo que não me era lícito defender seus interesses”.
    Outros trechos ensinam a proteger os códigos éticos da profissão de socos e pontapés hoje desferidos tão rotineiramente: ”A advocacia não se destina à defesa de quaisquer interesses. Não basta a amizade ou honorários de vulto para que um advogado se sinta justificado diante de sua consciência pelo patrocínio de uma causa. (…) O advogado não é, assim, um técnico às ordens desta ou daquela pessoa que se dispõe a comparecer à Justiça. (…) O advogado é, necessariamente, uma consciência escrupulosa ao serviço tão só dos interesses da justiça, incumbindo-lhe, por isto, aconselhar àquelas partes que o procuram a que não discutam aqueles casos nos quais não lhes assiste nenhuma razão”.
    A aula termina com palavras que deveriam ser reproduzidas em bronze nos pórticos e auditórios das faculdades de Direito: ”É indispensável que os clientes procurem o advogado de suas preferências como um homem de bem a quem se vai pedir conselho. (…) Orientada neste sentido, a advocacia é, nos países moralizados, um elemento de ordem e um dos mais eficientes instrumentos de realização do bem comum da sociedade”..

    ResponderExcluir