segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

tcheco Vaclav Havel!!!


Um comentário:

  1. “ Vaclav Havel, checo,dramaturgo,Presidente da República Checa e líder da luta por direitos humanos em seu país, O discurso,feito em 1º de janeiro de 1990,foi tranmitido por rádio”.
    Vivemos sob um ambiente moralmente contaminado.Caímos moralmente doentes,porque costumamos dizer coisas diferentes daquilo que pensamos.Aprendemos a acreditar em nada,a ignorar uns aos outros,a nos importar somente com nós mesmos.Conceitos como “AMOR” amizade,compaixão,humildade ou perdão perderam no tempo,um pouco ridículo nesta era de computadores e espaçonaves.Somente poucos de nós fomos capazes de levantar a voz e dizer que os poderes não podem ser todo-poderosos,e que as fazendas especiais,que produziram alimentos ecologicamente puros e de alta qualidade somente para eles,deveriam mandar seus produtos para as escolas,orfanatos e hospitais,caso a nossa agricultura fosse capaz de suprir todo mundo.O regime anterior-armados com a sua arrogância e ideologia intolerante-reduziu o homem a um meio de produção e a natureza,a uma ferramenta de produção.Ao fazerem isso,aracaram tanto a sua própria substância como a sua relação mútua.Reduziram as pessoas competentes,excepcionais e autônomas,que trabalhavam em seus países,a porcas e parafusos de uma máquina monstruosamente fedorenta,barulhenta e imensa,e da qual ninguém sabe o porquê de sua existência.Não poderá fazer outra coisa a não ser desgastar lentamente todos seus parafusos e porcas.
    Quando falo de um ambiente moralmente contaminado, não estou me referindo somente às pessoas que comem vegetais orgânicos,que não olham pela janela do avião.Estou falando de todos nós.Todos nós nos acostumamos a este sistema totalitário como um fato consumado, ajudando na sua perpetuação. Em outras palavras, somos todos- mais ou menos- responsáveis pela operação desta máquina totalitária,nenhum de nós é somente vítima: somos todos seu criador.
    A campanha e as eleições livres nos esperam pela frente.Não vamos deixar que esta luta manche a nossa face,até agora limpa graças à nossa revolução pacífica. As políticas futuras e o prestígio de nosso Estado dependerão das personalidades que escolhermos e depois elegermos para serem nossos representantes...
    Poderão perguntar que tipo de república é meu sonho. Deixem que eu responda:sonho com uma república independente,livre,socialmente justa,em suma, uma república humana que sirva o indivíduo e que,consequentemente,espera que o indivíduo a sirva também. Uma república de pessoas íntegras,uma vez que sem as quais fica impossível resolver nossos problemas,sejam eles humanos,econômicos,ecológicos,sociais ou políticos.O mais distinto de meus antecessores abriu o seu 1º pronunciamento com uma citação do grande educador tcheco Comenius.Deixem que eu termone meu 1º pronunciamento parafraseando a mesma citação:


    Povo, seu governo está de volta!

    ResponderExcluir