terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O OSCAR e o Cinema Brasileiro !





O OSCAR e o Cinema Brasileiro!

Passado o Glamour na entrega da estatueta, como anda nosso cinema? Tropa de Elite 2 foi indicado para representar o Brasil, na realidade é um filme que nada difere na essência do Tropa de Elite (1), pelo contrário, acho este melhor que o outro.Sendo realista, não é um filme para disputar a estatueta. Essa indicação foi por força de influências ou nossa produção brasileira estava carente de novos lançamentos?
Tivemos “Central do Brasil” um excelente filme que disputou com o italiano “A Vida é Bela”, perdemos, contudo, creio sinceramente que o filme Central do Brasil é superior ao italiano. Porque perdemos a estatueta para um filme inferior? Falta de marketing, contatos e etc? Ou, numa hipótese não descartável, como disse acima, somos vorazes e devoradores do cinema americano, partindo dessa premissa imagina o Oscar para um filme brasileiro?...quais seriam as conseqüências ? Um incremento em nossa indústria cinematográfica que traria danos à Hollywood?
Atualmente, existe um vácuo em nossa cinematografia. Pipocam filmes daqui e de lá, porém , não deixam marcas. O que acontece?
Filmes como “ O Caso dos Irmãos Naves”, “ O Pagador de Promessas” continuam vivinhos da silva em nossas mentes, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Glauber Rocha , Humberto Mauro e tantos outros.
Não quero entrar no mérito do cinema argentino, embora devesse. Penso que está na hora de revermos nosso cinema sob a ótica de um cinema duradouro.
Não posso omitir os excelentes filmes “ Um Céu de Estrelas”de Tata Amaral, “ Maré- Nossa História de Amor” da diretora Lúcia Murat, “ Abril Despedaçado”de Walter Salles , Bicho de Sete Cabeça, de Laís Bodanzky.

Miquito Mendes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário