quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FILME: ARAGUAYA a conspiração do silêncio!!!


Um comentário:

  1. “FILME ARAGUAYA a conspiração do silêncio”
    Diretor: Ronaldo Duque.
    Um filme que na medida do possível, aprofunda realmente o que foi que aconteceu na guerrilha no Araguaya. O diretor fez pesquisas engavetou o projeto por 10 anos, retornou com o firme propósito e realizou este filme que mais parece um documentário em certos aspectos,nos brindou com um filme maravilhoso ,que nos mostra um pouco do que aconteceu no Araguaya. As filmagens foram em Belém, filmado no município chamado Marituba, distante 50 kms da capital. Foi reconstituída a vila com 60 casas nos mínimos detalhes, com quitandas, igreja, foram 8 meses de trabalho. A equipe de filmagem ia de barco até as locações. A Produção chegou abrir um trecho de estrada na selva para melhorar o transporte dos equipamentos, em seguida as chuvas destruíram.O diretor Ronaldo Duque não recebeu , foi-lhe negada informações pelas forças armadas( nada de estranho na atitude deles, tem mentalidade medieval, é bom ressaltar, não todos é claro). A história se passa, no chamado “ Bico do Papagaio) hoje estado de Tocantins. As atitudes dos militares, foi de uma brutalidade sem tamanho, eles chegavam nas vilas e iam prendendo todo mundo, mulheres, crianças, os maridos, deixando as famílias desamparadas. Lembra o Holocausto, quando os nazistas prendiam os Judeus e jogavam dentro do caminhão, era exatamente assim que o exército brasileiro se comportou no Araguaya, além das torturas comandadas pelo Major Curió, que veio a ser eleito Deputado Federal pela Arena, partido dos militares.
    Quanto ao grupo de guerrilheiros, um dos principais, chamado Osvaldão, foi treinado na China e outros em Cuba. Foi uma desigualdade em todos os aspectos, despreparados, nada planejado, o que difere completamente da revolução Cubana, liderada por Fidel castro, que passou no México 8 anos preparando um exército e asssim mesmo quando desmbarcou na Ilha foram mortos seus homens. A guerrilha do Araguaya não poderia vencer jamais, sem armas, alimentos, treinamento leigo para armar uma estratégia de guerrilha, enquanto o exército brasileiro todo equipado com armas modernas financiadas pela CIA vulgo governo dos EUA.O massacre ocorre em Xambioá, Tocantins,onde existia um acampamento militar. Este filme, nos expõem fatos até então desconhecidos, pois o que se sabia era pela imprensa.
    Algumas entrevistas no filme:1º) José Genoíno que participou da guerrilha. 2º)João Amazonas, ex-presidente das Ligas Camponesas , num determinado momento da entrevista disse ele:- Metade da minha vida eu fui perseguido.3º) O Coronel Jarbas passarinho, ex-ministro de quase todos os governos militares e do Collor, diz assim:- Se houve erros houve de parte a parte.4º) Entrevista do general Nilton Cruz, ex-chefe do SNI do Gov. militar ( Médice)disse:- Democracia é obedecer a Lei, deu total apoio ao massacre no Araguaya( muito bem general, você está certo quando diz obedecer a Lei, desde que fosse a Lei impostas por vocês, chega a ser motivo de piada esta frase dele, entretanto ela entrou pra história e cabe aos pesquisadores no futuro saberem como descrever homens como estes).
    E por último a entrevista do Coronel Pedro Corrêa que era piloto de helicóptero na guerrilha, resolveu botar a boca no trombone e contou certos detalhes ocorridos no Araguaya, chegou a ser chamado para depor na CPI no Congresso.
    No filme temos ainda a presença forte de dois Padres estrangeiros, um Francês e outro Belga, chamados de :Padre Chico e Padre Roberto.

    ResponderExcluir