terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tonico e Tinoco!!!

Um comentário:

  1. Os irmãos que adotaram o nome artístico Tonico e Tinoco, por mais de 50 anos brilharam os eventos , circos, exposições agro-pecuárias no Brasil,Rádio Nacional, Record, com sua música chamada " raízes" ou simplesmente música caipira. Esta dupla foi considerada as vozes mais afinadas do mundo. No início da carreira, faziam ao vivo, na Rádio Piratininga interior de São Paulo, várias apresentações. Após sua família mudar para São Paulo( é bom lembrar que a família não tinha morada certa, pois eram apanhadores de café, e portanto estavam constantemente mudando de cidade).
    Seus 1ºs instrumentos de cordas, foram adquiridos em troca de 3 galinhas da família, nestá época ainda meninos já cantavam usando a 2ª voz mas sem terem a menor noção do que significava esta harmonia entre eles.
    Já adultos, foram fazer um teste na Rádio Bandeirantes, estouraram o microfone, o diretor disse assim, mt bravo: FDP agora vcs terão que pagar o prejuízo. Procuraram um músico já aposentado do teatro Municipal de São Paulo para ajudarem-nos a " domesticar a voz".
    Gravaram mais de 1200 músicas. Na década de 70 fizeram uma apresentação no Teatro Municipal de São Paulo esgotando os ingressos.
    Deixaram um legado na chamada música raízes, onde as letras de uma forma geral, falavam nos amores e desamores, traídos e traidores por uma paixão.
    Em 1994, com a morte do Tonico, acabou-se uma era das duplas caipiras.
    Tonico e Tinoco deixaram sua marca neste Brasil, do norte ao sul, onde eles estão sendo constantemente lembrados.

    ResponderExcluir