domingo, 21 de março de 2010

A Evolução do Homem?

Um comentário:

  1. Evolução do Homem?”

    Fenomenal a evolução ocorrida na humanidade.Da antiga Grécia, berço da Filosofia até a presente data, descobertas científicas, movimento de solidariedade, a própria eleição de um “ Negro” para Presidente dos EUA, Madre Teresa de Calcutá, Ghandi e outros humanistas.

    O parâmetro distância foi banido do planeta. As comunicações são completadas em segundos. Satélites em órbita da terra, a cada 15 minutos enviam informações sobre algum fato anormal na terra. Pelo Google Earth localizamos, sentados confortavelmente em nossa casa ou numa Lan house, qualquer endereço no mundo. Ruelas, vilas etc.

    Na Roma antiga, o coliseu romano servia como palco para distração ao público. Era a luta de vida e morte entre os chamados gladiadores. A platéia entrava em êxtase. Ao perdedor era pedido impiedosamente a morte para o deleite do público.
    Na idade média, os chamados duelos por fatos corriqueiros e sem relevância. A chamada e terrível Santa Inquisição que destruiu mentes pensantes e atrasou a ciência por centenas de anos.

    Século XXI :

    As touradas em Madrid, na Plaza Del Toros, o chamado estádio ou arena, comporta em torno de 200 mil pessoas. Dois gladiadores: o touro e toureiro. Aplausos, gritos, palmas, ao longo de um tempo, naquela arena, momentos de silêncio e euforia. Finalmente o touro é massacrado lentamente, uma pequena espada, outra maior, mais outra, até quê o animal é morto, ou às vezes, o próprio toureiro. Logo após a vitória do toureiro, ele dirige-se à tribuna de honra , e ouve-se àquela multidão ovacionando.

    Briga de galos:
    As chamadas rinhas, são lugares onde colocam-se os galos num duelo. Os apostadores ficam ao redor com o dinheiro entre os dedos, fazendo suas apostas, e a luta dá início. Ouvem-se xingamentos como:- tomara que este galo morra duma vez, só me dá prejuízo. Já cego e todo ensangüentado, os galos afrouxam, mas tem um vencedor, no piso da rinha é uma lagoa de sangue, e o pessoal todo vibrando.

    Luta de Box:

    É televisionado para o mundo inteiro. Milhões de dólares são investidos naquela luta. Os ingressos são vendidos com meses de antecedência. Não gostam que a luta termine no 1º round, ficam desapontados. Se possível, ir até o último, sejam 11 ou 12 rouds.
    A arena está pronta. Os dois gladiadores estão dispostos a tudo para saírem vencedores. Lá pelas tantas, estão exaustos, olhos inchados e arrebentados, lábios partidos. Aplausos e incentivos na platéia. Finalmente o nocaute. Um dos infelizes, ou os dois, irão certamente parar no hospital, mas o delírio na platéia é incontido.

    Futebol:
    Estádio lotado. Ambas torcidas organizadas, dispostas a tudo em todos aspectos. Se um dos times está em desvantagem, o técnico ordena:- Dá porrada na perna dele, tira ele do campo. Acontece, como foi determinado pelo dirigente, o jogador é retirado do jogo, os torcedores do time perdedor ovacionam numa atitude totalmente irracional.

    A pergunta é:
    Evoluímos em determinados aspectos, contudo, em outros, nossa mentalidade ficou e ainda continua igual aos organizadores dos espetáculos do “Coliseu Romano” 2000Ac.

    Chega a ser paradoxal!

    ResponderExcluir