sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Antropólogo:Darcy Ribeiro:""uma das inteligências mais autônomas da América Latina"!


Um comentário:

  1. Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, norte de Minas Gerais em 1922, num clima bucólico, rodeado de arvoredos, plantações, carros de bois e fazendas. Foi o segundo de três filhos, e perdeu o pai ao três anos. Sobre isso diz: "Felizmente, pois não fui domesticado". Talvez por isso não tenha deixado filhos: "Não tive a quem domesticar". Foi estudante de medicina, para agradar sua mãe, mas logo em seguida partiu para Filosofia, descobrindo Marx,Freud e Schopenhauer. Ao se formar em São Paulo, é recomendado ao Marechal Rondon para o cargo de etnólogo, e a partir daí mete-se na selva com os índios, sentia um enorme encantamento pelo Pantanal e pela Amazonia.Darcy Ribeiro teve duas visões em relação aos indígenas. A primeira acadêmica: via o índio como objeto de estudo. A segunda visão focalizava-os como gente: "Aprendi a olhar os índios com os olhos deles mesmo". Foi fundador da Universidade de Brasília(UNB) infelizmente quando ocorreu o golpe militar, esta instituição foi totalmente descaracterizada pelos militares.
    Foi chefe da Casa Civil de Jango, mas com a ditadura se exila no Uruguai. Lá é nomeado professor de antropologia e dirige seminários sobre reformas das Universidades. Escreve as primeiras versões de O Povo Brasileiro e Maíra, um dos seus romances. Volta para o Brasil, é preso, julgado e absolvido. Segue-se então seu segundo exílio, agora na Venezuela, onde se fez professor de antropologia. Nesse meio tempo Salvador Allende (socialista libertário) vence as eleições no Chile e Darcy segue para lá para trabalhar ao seu lado como acessor.
    Não demora muito, e Darcy é em seguida convidado a pensar e a ajudar a Revolução Peruana ao lado de Velasco Alvarado. Depois de um tempo sai de férias e vai a Portugal, onde descobre um câncer pulmonar. Operado, se cura. Darcy retorna ao Brasil e preside simpósios sobre indígenas. Publica o romance Maíra e dá conferências em outros países (México, Portugal). Publica diversos artigos e ensaios e jornais e revistas.

    Em 1979 é anistiado e torna-se professor titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Torna-se secretário da cultura de Leonel Brizola, criando o sambódromo no Rio de Janeiro e um ambicioso projeto de educação, o CIEPs , "escolões" de tempo integral. Elege-se senador em 1990 e morre em 1997. Enfim, dedicou-se sempre à salvação dos índios, à preservação da natureza, por uma educação democrática e pela felicidade do povo.

    A análise que se segue é baseada essencialmente no discurso que o autor estudado proferiu na Universidade de Copenhague, Dinamarca. Falar em Darcy Ribeiro é falar em Diversidade e Unidade. Marcas de sua carreira, como foi dito durante a saudação solene no salão de atos da Universidade de Copenhague, quando foi conferido a Darcy Ribeiro o título honorífico de Doutor Honoris Causa. Diversidade na medida em que viveu muitas vidas em uma só. Por essa característica Antônio Cândido declararia à Folha de São Paulo: ""Darcy Ribeiro é um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Não apenas pela alta qualidade do seu trabalho e da sua produção de antropólogo, de educador e de escritor, mas também pela incrível capacidade de viver muitas vidas numa só, enquanto a maioria de nós mal consegue viver uma".

    QUANDO DISPUTOU O GOVERNOS DO RIO DE JANEIRO INDICADO PELO GOVERNADOR LEONEL BRIZOLA, PERDEU AS ELEIÇÕES, PENSO EU: NÃO FOI O SENADOR DARCY RIBEIRO QUEM PERDEU, MAS SIM A TV. GLOBO QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES.

    OBS: PESQUISA FEITA NESTE ARTIGO, COM HISTORIADORES DA USP.

    ResponderExcluir