segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quem foi realmente Judas Iscariotes???


3 comentários:

  1. Judas Iscariote!!!Afinal Quem foi Ele?"

    Este nome me encabula desde criança, ou seja ,sua história.Segundo as Profecias(profeta Isaías) viria um novo Rei à terra diferente de todos até então!Ele seria subjugado,humilhado etc..Mas dentre os 12 Apóstolos,porquê Judas carregar este terrível fardo?Qual culpa na realidade ele teve?Foi preciso Ele nascer e fazer o que supostamente fez,para se cumprirem as Profecias?Judas Iscariotes era descendente de famílias poderosas e ricas,falava vários idiomas, era altamente politizado,rico em bens materiais, embora sua família tivesse relações comerciais tanto com os Gregos como os Romanos.Judas na sua "essência" era um revolucionário contra a ocupação da antiga Palestina pelos Romanos.Judas incitava as rebeliões,era um ótimo Orador,pregava total desobediência às "Lei Romanas". .Judas teve opções?Ele foi usado maldosamente?Ele ficou sem opção?São indagativas que me atormentam pessoalmente.Por acaso Judas teve oportunidade ou "opção" de conversar com Jesus a este respeito?Ou Jesus já tendo planejado seu "destino" precisava mantê-lo junto aos outros apóstolos, usando de subterfúgios fortíssimos?Judas foi usado descaradamente?E se Judas, de alguma maneira,que eu não saberia dizer como, percebeu "a coisa toda" e quis ir embora,afastar-se de Jesus e os Apóstolos?Porquê(supostamente)teve que dar àquele beijo na face de Jesus, para revelá-lo aos guardas no monte das oliveiras, quando Jesus estava no auge politicamente, nas pregações,conhecido no meio daquela multidão toda,inclusive quando "Ele" chegou à casa de orações e a viu transformada em Mercado de negócios, Jesus chicoteou as pessoas,e foi desafiado pelos anciões do Cinédrio, com àquela famosa pergunta sobre a moeda:"Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".Pois então,Jesus era uma pessoa popular, com uma visão altamente filosófica e política sobre toda a situação em Jerusalém,como em Israel.Me pergunto: Como fica o papel de Judas neste Teorema?E porquê Judas enforcou-se após a morte de Cristo?Arrependimento? Mas do quê?Então não foram pelas 30 moedas. Qual razão? E se Jesus, naquela altura já muito amigo de Judas, pediu para Ele permanecer até o final, para que se pudessem cumprir "as escrituras e as profecias se concretizassem?"E se Judas não quisesse participar desta negociata, qual seria o final desta História? Judas já nasceu predestinado a ser um Traidor? Ou nasceu para ser o mais forte dos mais fortes dos Apóstolos?doando sua Vida por amor à Jesus?por amor à causa?Vejo ,então, que Judas também foi um verdadeiro Mártir, sofreu tanto quanto Jesus.Não posso admitir,sob hipótese nenhuma,que Deus tenha já designado,no Útero de sua Mãe, esta traição à Jesus! E se a chamada " Santa Igreja Católica Apostólica Romana e blá blá" criou este dogma do Bom e do Mau?Do Traidor e do Traído?A Igreja martela e martela sobre Judas, e fala tão pouco sobre os Romanos.Por quê? Esta é uma "incógnita de um teorema" que precisa ser urgentemente resolvida.

    ResponderExcluir
  2. O texto bíblico descreve Judas Iscariotes como uma pessoa egoísta, avaro no sentido original do termo, isto é excessivamente preocupado consigo mesmo. O contrário de generoso, no sentido original do termo, isto é preocupado com coisas mais amplas do que a sua própria pessoa. Da mesma forma são descritos muitos dos fariseus e escribas, e igualmente os saduceus, o partido do alto clero, ao qual pertenciam os mais altos sacerdotes (não os sacerdotes comuns). Mesmo fora da Bíblia, vemos parte dos zelotes (aqueles que dominaram Jerusalém antes da sua queda) sendo descritos pelo historiador judeu Flávio Josefo, como pessoas de má índole, que desprezavam o respeito ao próximo e à Lei do Senhor, egoístas e violentos.

    ResponderExcluir
  3. li o comentário do Miquito, e fiquei pensando como que nossa mente viaja...de tanto ele se envolver com Judas se esqueceu do autor da Vida, do cordeiro de Deus. È de lamentar como uma pessoa inteligente pode ser enganada. um abraço

    ResponderExcluir