domingo, 28 de março de 2010

O Calvário de Sônia Angel!!!

2 comentários:

  1. È importante estar sempre lembrando e questionando o golpe militar de 64 no Brasil,( alguns dizem : revolução , só pode ser piada e piada o objetivo dela é este mesmo é pra ser contada ou inventada) a " história" irá no futuro provar o quão horrível foram estes milicos. Hoje, pasmem, ainda existem derivadas vivas daquele regime didatorial, pregando contra a candidatura da Dilma, pasmem novamente, estes mesmos seres sombrios, dizem isso da candidata , dizem aquilo, desfiam um rosário de rótulos, de criatividades digna de um concurso no programa do Faustão.Ainda pasmado, estes seres e suas descendências, estão todos apoiando o candidato SERRA do partido muito bem apropriado chamado: "Partido do em cima do muro.PSDB"

    A seguir trechos dum livro chamado:
    " O Calvário de Sônia Angel "
    Uma história de terror nos porões da ditadura imposta ao Brasil em 1964.

    APRESENTAÇÃO
    AZIZ AHMED,

    Este livro conta uma história real que confunde amor e ódio, coragem e medo, obstinação e renúncia, inconformismo e resignação. É o grito de um pai que se liberta para contar o calvário da própria filha nos porões da ditadura. É também uma história cheia de revelações dramáticas e denúncias que envolvem a vida e a morte prematura , aos 27 anos, de Sônia Maria de Moraes Angel Jones, filha de João Luiz Moraes e Cléa Lopes de Moraes.
    ESSA MOÇA DETERMINADA E DESTEMIDA ERA- COMO O MARIDO Stuart Angel- um cara -pintada dos anos rebeldes. Com extraordinária sensualidade e alegria de viver, embalada pelos sonhos de lutar pela liberdade contra a opressão de um regime discricionário, Soninha deixou um exemplo para a História. Um exemplo também forjado no sacrifício e no martírio de seus pais.
    Integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro( MR-8), Sônia foi presa no dia 1º de maio de 1969 na praça Tiradentes, centro do Rio.Após cerca de 4 meses na cadeia, julgada e absolvida pela justiça militar, foi condenada pela Justiça paralela que civejava nos subterrâneos do regime implantado no Brasil a partir de abril de 1964.Perseguida pelo chamado "sistema" ,acabou expulsa do último ano da Faculdade Nacional de Economia e empurrada para a clandestinidade.Apesar dos percalços e desventuras da fuga, ajudada pela família ,passou um ano e meio em Paris,onde trabalhou na escola de Línguas Berlitz ensinando Português,ao mesmo tempo em que frequentava o curso de economia da Universidade de Vincennes.Depois ficou umperíodo em santiago do Chile,onde soube da morte do marido Stuart Edgar Angel Jones,de forma tão bárbara quanto inconcebível pela maneira desumana como praticada: no pátio de um quartel da Aeronáutica ,em 1971, foi forçado a aspirar gases tóxicos expelidos pelo cano de descarga de uma viatura militar em funcionamento.O crime, dizem testemunhas, foi comandado pelo brigadeiro Burnier, o mesmo que queria explodir o gasômetro, no Centro do Rio,colocar a culpa nos opositores do regime e, com isso, justificar o desencadeamento de uma onda de repressão e violência ainda mais sangrenta.O brigadeiro Burnier foi impedido de realizar o plano macabro pelo capitão Sérgio Ribeiro miranda de Carvalho, o ( Sérgio Macaco ) do Para-Sar.O episódio repercutiu não apenas pelo seu conteúdo grotesco,mas também pela única consequencia conhecida até hoje:em setembro de 1969, o capitão Sérgio foi sumariamente afastado da Aeronáutica.

    ResponderExcluir
  2. Continuação:

    Stuart era filho da estilista Zuzu angel.Casada com um norte-americano e desfrutando de grande prestígio,Zuzu, incorfomada com o assassinato do filho, passou a atuar incansavelmente em busca de justiça e a denunciar por todos os meios o abismo nebuloso em que o País estava mergulhado.Na noite de 14 de abril de 1976, depois de uma festa ,quando voltava para casa, na Barra da Tijuca,Rio de Janeiro, o karman-Ghia de zuzu saiu da pista e capotou na saída do túnel Dois Irmãos(Lagoa-Barra),em São Conrado,nas proximidades da favela da rocinha.As circunstãcias do acidente permanecem obscuras e suspeitas ,com fortes indícios de que teria sido provocado.Aos 55 anos de idade,Zuzu Angel tinha a voz calada e sepultados seus gritos de protesto contra a tortura,morte e ocultação do cadáver do filho, até hoje desaparecido.
    Quando soube da morte do marido ,Sônia Angel resolveu deixar Santiago e retornar ao Brasil, no início de 1973,já em outro movimento armado, a Ação Libertdora Nacional(ALN). No final do ano de 1973,com seu companheiro Antonio Carlos Bicallho Lana,o (MATHEUS) , foi presa num ônibus quando viajava entre São Vicente e Santos, em São Paulo.A versão oficial,porém,dizia que morrera em consequencias de tiroteio com tropas de segurança na Av. de Pinedo,no bairro paulistano de Santo Amaro.
    A familia passou anos numa empreitada tão difícil quanto dolorosa:procurar o corpo de Sônia,para que tivesse um sepultamento cristão.foram feitos um enterro equivocado e 6 exumações,algumas em cemitérios clandestinos da repressão militar,até ser achada a metade de uma ossada que a perícia comprovou ser a dela.
    Toda essa odisséia e contada neste livro pelo pai dessa jovem.Foram recolhidos,ainda,depoimentos de Cléa moraes, sua mãe,e dos amigos Carlos Eduardo Fayal de Lyra,Nélie Sá pereira e Maria Clara Mariani.

    ResponderExcluir