sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cinema: Vozes Inocentes!!!










"Que triste se ouve a chuva
nos tetos de papelão.
Que triste vive minha gente
nas casas de papelão.
Crianças com a cor da minha terra
com as mesmas cicatrizes,
milionários de lombrigas.
Olhe quanto sofrimento.
Olhe como pesa o sofrimento.
Lá em cima
deixo a minha mulher prenha.
Abaixo, está a cidade
que se perde em sua confusão."


Filme que narra os conflitos em El Salvador na década de 80. O filme tem como base, a guerra entre as forças ditatoriais e os guerrilheiros.( Interessante, não é citada uma vez sequer Dom Oscar Romero) e como complemento a história de um menino de 11 anos, Chava. Em deteminada época o exército começou a recrutar crianças que completavam 12 anos.Chava( Carlos Padilla)tem uma perfomance de fazer inveja à muitos atores.
A abertura de Vozes Inocentes é épica e antológica. Aparece em câmera lenta, os pingos d'água estalando no chão, pisadas por coturnos de militares bem como misturado a estes, caminhando juntos, pequenos sapatos furados, cena belíssima.

O filme mostra ainda, a invasão dos EUA na América Latina, como o maior exportador de ditaduras do mundo.Duas cenas mostram claramente: A chegada dos Yankees dando chicletes aos meninos, posteriormente, um amigo do personagem Chavas é recrutado à força, tempos depois este menino ressurge completamente mudado, e diz que foi treinado por um " gringo" que havia lutado no Vietnam.

Bseado em fatos reais, filme de 2004, atualíssimo, se vermos que os EUA continuam ocupado o Iraque, Afeganistão etc.

Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário