domingo, 13 de dezembro de 2009

Dom Oscar Romero Arcebispo de El Salvador, assassinado barbaramente pela ditadura!


3 comentários:

  1. 20 de novembro de 1977:

    “ Que maravilha será o dia que cada batizado compreender que sua profissão, seu trabalho, é um trabalho sacerdotal, que, assim como eu celebro a missa no altar, cada carpinteiro celebra sua missa na carpintaria, cada profissional , cda médico com seu bisturi, a mulher na feira, no seu lugar de trabalho estão fazendo um ofício sacerdotal. Quantos motoristas escutam esta mensagem no seu taxi. Tu, querido motorista, junto ao volante do seu taxi és um sacerdote se trabalha com honradez, consagrando a Deus seu taxi, levando uma mensagem de Paz e de amor a teus clientes que vão no seu automóvel”

    04 de dezembro de 1977:

    “ Uma religião de missa dominicial, mas de semanas injustas não agrada ao Deus da vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração não é cristã. Uma igreja que instala só paraestar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, porém que não ouve os chamados das injustiças não é a verdadeira igreja de nosso Divino Redentor”.
    11 de maio de 1978:

    “ Ainda quando nos chamam de loucos, ainda quando nos chamam de subversivos, comunistas e todos os adjetivos que se dirigem a nós, sabemos que não fazemos nada de mais do que anunciar o testemunho subversivo das bem-aventuranças, que proclamam bem-aventurados os pobres, os sedentos de justiça, os que sofrem”.
    10 de Setembro de 1978:

    “ Muitos querem que o pobre sempre diga que é “vontade Deus” que assim sobreviva. Não é vontade de Deus que uns tenham tudo e outros não tenham nada. Não pode ser de Deus. A vontade de deus é que todos os seus filhos e filhas sejam felizes”.

    MARÇO de 1980:
    “ Tenho estado ameaçado de morte frequentemente. Tenho que dizer-lhes que como cristão não acredito na morte, mas na ressureição: se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho. Digo isso sem nenhuma vanglória, mas com grande humildade. Como pastor, estou obrigado, por mandato divino, a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os savadorenhos, inclusive por aqueles que vão assassinar-me. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já ofereço a Deus meu sangue pela redenção e pela ressureição de EL SALVADOR”.

    ResponderExcluir
  2. Como descrito acima, realmente Dom Oscar Romero foi assassinado praticando a Homilia. Existe um filme, "Dom Romero" interpretado por Raul Júlia. A história de Dom Romero é interessante, motivos para estudos e teses. Ele era um Padre obscuro, como a igreja salvadorenha era ligada à ditadura militar, morreu um Bispo e precisavam nomear urgentemente o substituto. Um dos Cardeias lembrou de Dom romero, um padre que era doente, tinha asma, e vivia debruçado em cima dos livros. Após ser anunciado sua eleição como Arcebispo,houve uma mudança nas atitudes daquele homem simples e humilde. A Igreja salvadorenha ficou pasma, como os generais. Esperavam uma nomeação que não desse problemas ao sistema.Num assassinato de 3 crianças,Dom Romero convocou pelo rádio o povo a comparecerem e a missa foi radiada por toda El Salvador. Fica aqui um exemplo de um homem sincero, correto, realmente meu vocabulário é simples para poder descrevê-lo. Não tenham dúvida, estes acontecimentos na América Latina, nos anos 60/70 e 80, todas foram incentivadas pelos EUA, através da CIA, com o famoso temor do " comunismo" mas resta um adendo formidável nesta história toda: Não puderam com o El Comandante Fidel castro, vizinho deles, 40 min de avião até a Ilha, e também a derrota no Vietnan, no Iraque e Afeganistão.

    ResponderExcluir
  3. Miquito, gostei do que escreveu sobre Dom Oscar Romero.
    Eu sou Teólogo, Filósofo. Sou Professor de Filosofia na Rede Pública no Estado de São Paulo Capital. Leciono na maior Escola do Pais.
    Gostaria de saber informações sobre o Filme "Dom Oscar Romero" ou "Romero". Também sou Colecionador de Filmes/Show', podemos ver uma possível permuta.
    Se quiser entrar em contato e iniciar uma amizade, ficaria contente em poder fazer uma partilha não só de conhecimento como de caminhada, de vida.
    Meu E-mail é jjold@uol.com.br
    Joel Jesus Velho

    ResponderExcluir