terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Grande intérprete de Villa-Lobos: Maria Lucia Godoy!!!


Um comentário:

  1. Maria Lúcia Godoy nasceu
    em Minas gerais(uai), em Mesquita,cidade d interior de Minas Gerais, num meio onde música e poesia estavam sempre presentes. Começou a aperfeiçoar-se no canto em Belo Horizonte, partindo, depois, para o Rio de Janeiro, estados Unidos, iniciando uma gloriosa carreira internacional. “ Leonard Bernstein estava presente para ouvir a Sra. Godoy, na sua “Sinfonia Jeremiah”, e, entre os dois, mais a regência de Leopold Stokowski, ouviu-se então uma belíssima ovação.( New York times).
    “A qualidade de sua voz é inesquecível” ( Detroit Free Press).
    No Brasil, a maior de suas paixões, conquistou toas as platéias, seja em recitais, seja como solista de todas as nossas mais importantes orquestras, como a Sinfônica Brasileira e do Teatro Municipal do rio de Janeiro. Maria Lúcia Godoy tem sido responsável pela estréia mundial de vários autores brasileiros, além de já ter gravado inúmeros discos, nos quais a música brasileira está sempre presente. Dentre essas gravações, destacam-se duas, totalmente dedicadas à obra de Vill-Lobos; “ 14 Serestas” e “Floresta amazônica” ( obra cuja primeira audição mundial da versão integral, em concerto, foi dada por Maria Lúcia Godoy, à frente do Coro e Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro., sob a regência de Mário Tavares.)
    Uma das maiores intérpretes do compositor, foi também responsável por torná-lo ainda mais conhecido no exterior, principalmente por sua explêndida interpretação das “ Bachianas Brasileiras nº 5”.
    Ferreira Gullar sobre ela: “ A sua voz, quando ela canta, me lembra um pássaro cantando, lembra um pássaro voando.”

    Poeta Paulo Mendes: “ Ela emite doçura quando canta, desaparece no canto, suprime a personalidade quando canta, transforma-se no canto, como ave que decola do ramo e vira vôo.”

    Resumo de : Marcelo Rodolfo, todavia acrescentei algo mais, por conta pessoal, pois sou fã desta voz sublime!
    Obs: Tive a honra de conhecê-la pessoalmente!!!

    ResponderExcluir