segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cinema: O Ano em que meus PAIS saíram de férias!




















Título original: (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias)

Lançamento: 2006 (Brasil)

Direção: Cao Hamburger

Atores: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat.

Duração: 110 min

Filme focado na época dura do regime militar 1970. O personagem, de 11 anos, Mauro, é levado de Minas Gerais para São Paulo inesperadamente pelos Pais, que iam tirar férias, deixando-o na casa de seu avô. Na realidade seus pais são considerados comunistas e lutam contra o regime militar. No decorrer do filme, o personagem estranha sua nova vida, existem momentos de melancolia, com o tempo vai entrosando com a criançada do Bairro Bom Retiro em S. Paulo, reduto de Judeus, aliás seu pai é Judeu. Mauro gosta de futebol bem como jogo de botão. O clima foi bem retratado pelo diretor, foi o ano que o Brasil foi tri-campeão mundial, e também um ano de chumbo nos porões das torturas da ditadura. É a famosa época do " Brasil: ameo- ou deixe-o " slogan lançado pelo carrasco Médice, era também a época que este ditador parecia no maracanã com um radinho de pilha misturado à multidão assistindo um clássico.

Até determinado momento do filme, aparecem escritos nos muros" abaixo a ditadura" , outra cena formidável é quando a câmera dá um close nas patas dos cavalos correndo.O filme já havia mostrado realmente a que vinha, penso que o diretor pecou mostrando cenas da polícia prendendo os opositores do regime militar, não precisava, pois como disse acima, os cenários falavam por si.

Num determinado momento, quando Mauro está jogando futebol, de repente pára vendo um fusca no outro lado do campo. Sai correndo achando que são seus pais que retornaram das férias, a câmera firme e segura mostra o personagem correndo pra alcançar o carro. Lindíssima esta cena.
Vale a pena ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário