quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cinema: Um Doce Olhar !!!



Filme do cineasta turco Semih Kapanoglu, - BAL que significa mel- mas traduzido aqui como Um Doce Olhar, prêmio Urso de Ouro como melhor filme no Festival de Berlim de 2010.

O inicio do filme, de imediato mostra a cumplicidade e amizade entre o menino e seu pai. Numa cena lindíssima, quando o filho começa a contar um sonho que teve, seu pai imediatamente diz, que sonhos não devem ser espalhados, aí pede pra ele contar baixinho em seu ouvido. Esta cena ocorre fabulosamente num cenário, com a câmera fixa, de uma determinada distãncia que mostra o quarto iluminado contrastando com a sala. De cá ouvimos o personagem com sua voz monóloga contando o segredo.

Filme que tem como trilha sonora, praticamente o barulho do andar dos personagens bem como o riacho que fica ao longo do caminho até a escola.

Um detalhe: A interação do pequenino com seus pais. Num determinado momento sua relação com a mãe é totalmente fria, ao contrário do pai. Este ao sair do vilarejo para trocar suas colméias de local, fica ausente . Neste período aproxima-se de sua mãe, a ausência do pai o empurra para perto da mãe.


Filme que as cenas substituem muitos diálogos, o olhar e expressão do peronagem diz tudo.

Bom filme !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário