sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A menina que queria ser uma Coca Cola !!!















Ela estava dentro do ônibus, indo para São Lourenço. Tráfego intenso, junto com suas amigas, percebeu na frente do ônibus um caminhão vermelho, chamou de cara sua atenção, só podia ser a Coca Cola.Deu aquele gritinho característico seu que as amigas conheciam muito bem.
- Graças a Deus, olha lá gente, um caminhão da Coca Cola ! Deus é tão bom por ter feito a Coca Cola!
Suas amigas riam e faziam piadas.
- Lu, Você gosta tanto assim de Coca?
- Sou apaixonada...gostar é pouco, Mariana, eu amo a Coca Cola, se eu ficar um dia sem beber....
- Chega neste ponto, Lu? Você não passa um dia sem beber Coca?
- Já fiquei sim...um dia não tinha dinheiro pra comprar.
O ônibus ultrapassou o caminhão da Coca Cola, Lu olhou, e viu aquele caminhão ficando lá atrás, e repetiu:
- Graças a Deus, existe a Coca Cola !
Lu beirava os treze anos, logo ia completar quatorze, aproximava seu aniversário. Ágil na moto, vivia dando rolé na policia. Fazia barbaridades naquela motinha. Quando reunia com suas amigas motoqueiras, para acamparem, ao fazer a vaquinha pra comprarem os lanches, Lu dizia:
- Não esqueçam da Coca Cola.
Se ia à uma festa, a primeira coisa que perguntava era:
- Onde está a Coca Cola?
Numa destas festas, serviram todos tipos de refrigerantes, quase todos, Lu foi até a mesa onde estavam os vinhos, cervejas e whiskys, e ao lado os refrigerantes, e procurou, mas cadê a Coca Cola? Fez o seguinte, foi até um bar na moto, comprou uma lata, e retornou para a festa.
Quando assistia as aulas, de manhã, dentro da bolsa, lá estava a famosa latinha. Existiam dias, e muitos deles, que a lata estava pela metade, outro dia, sem dinheiro, para economizar a Coca, levava para o colégio menos que dois dedos do precioso líquido.
Aula de português. A professora pediu uma redação, cada um podia escolher seu tema. Lu foi motivo de piada na sua sala e até em todo o colégio. Disse a professora, brava:
- Lu...sua redação é sobre Coca Cola? De cima em baixo você não escreveu uma linha sequer que tivesse sentido. Apenas citou sem parar, o real significado da Coca Cola em sua vida. Sua vida se resume a isso? Que lástima, meu Deus !
Lu abaixou a cabeça, os colegas começaram a rir, e faziam a seguinte gozação em coro:
- Lu Coca Cola !
Continuou a professora:
- Você vai ficar de castigo, e fazer outra redação. Preste atenção: enquanto não ficar pronta você não vai embora, mesmo que seja preciso ficar sem almoçar ou até tarde da noite. Entendeu?
Lu foi levada para uma salinha separada e sozinha. Olhou àquelas cadeiras, perdeu-se em pensamentos, levou um susto, a professora parecia uma bruxa má, estérica ordenou:
- Não se esqueça, Donzela Coca Cola, enquanto não ficar pronta sua redação, se for preciso você dorme aqui, mas tem que me entregar e fechou a porta enfurecida.
Lu abriu a bolsa, ainda restava um tiquinho de Coca. Deixou dentro da sua boca por longos e deliciosos minutos. Virou novamente a latinha na boca, esperando um milagre, quem sabe teria mais uma gotinha escondida lá dentro?
Lu começou fazer a nova redação. De vez em quando parava, batia no fundo da latinha e levava à boca, o milagre não acontecia. Quanto à redação ia fundo, logo ficou pronta. Foi até a sala onde os professores se reuniam e entregou a redação para a bruxa. Esta leu atentamente, seus lábios se contorciam, no canto deles apareciam espumas brancas.
- Dona Lu? Vamos direto para a sala do Diretor. E pegou brutalmente o braço dela, da pequena Lu, quase que a arrastando.
O Diretor sentava numa poltrona de encosto revestida de couro.
- Aqui, Diretor, a redação desta marmanja !
O Diretor olhou para as duas e pediu:
- A Sra. pode largar o braço da nossa aluna?
A bruxa prontamente atendeu. Com muita calma, ele foi lendo, antes havia ficado em pé, andando pra lá e pra cá com a redação em suas mãos. Voltou a sentar e perguntou:
- Muito bem, Lu, você não conseguiu ou não quis mudar de tema? Existem tantas opções, você pode escrever sobre seus amigos e amigas, dos lugares que você já conheceu. O que me diz, Lu?
- Ela faz de burra, Sr. Diretor, o objetivo dela é zombar de mim, exijo respeito à minha pessoa sendo profissional como sou.
- Calma, pediu o Diretor !
- Que esta menina, Sr. Diretor, fique de castigo durante um mês, no mínimo, cumprindo duas horas, após o término das suas aulas.
- Professora Esmeralda, a Sra. não tem que exigir nada. Quem decide sou eu. Por favor, queira se comportar.
- Diretor, pelo jeito o Sr. não leu atentamente o que ela escreveu, as aberrações da cabeça dela, e teve a petulância de dizer-me que é uma redação.
- E não é,uma redação, Professora Esmeralda? Se a Sra. acha que não li com atenção, então vou ler em voz alta, aí todos nós teremos certeza.
Pegou a redação, fez uma expressão irônica, levantou da cadeira, aproximou-se das duas, e começou a ler:
“ Eu, Lu, na oitava série, faço minha redação com a maior sinceridade. No momento não me vem à cabeça, outro assunto, que não seja este, espero que a professora D. Esmeralda possa me entender, caso contrário, sofrerei as conseqüências. Pois tenho certeza, não só eu como meus colegas, que ela não gosta de mim. Mesmo assim, farei minha redação como acho que deve ser feita.
- Adoro Coca Cola,
-Almoço somente com Coca Cola,
- Estudo bebendo Coca Cola,
- Assisto as aulas, e sem os professores perceberem, bebo Coca Cola,
- Vou à missa todos os domingos, dentro da Igreja, tiro da bolsa, a latinha de Coca Cola,
- Quando vou lavar o cabelo, ao lado do Box, deixo uma lata de Coca Cola,
- Assisto desenho animado comendo pipoca e bebendo Coca Cola,
- Quando não tenho dinheiro, compro fiado,
- Ao deitar, e fazer minhas orações, antes de dormir, tomo um gole de Coca cola.
E o Diretor foi lendo. Ao terminar, colocou a folha em cima da mesa, sob o olhar atento da bruxa, caminhou em frente à sua mesa, foi até um mapa mundi preso à parede, olhou, pegou outra vez a folha da redação, devolveu rapidinho à mesa.
- A Sra. ouviu, professora Esmeralda? Prestou atenção quando eu lia?
- Perfeitamente! E qual sua decisão, Sr. Diretor?
- Que a Sra. saia imediatamente da minha sala, por favor. Você, fica, Lu !
O Diretor mexeu entre os dedos um lápis por alguns segundos e perguntou:
- Lu, qual profissão você quer seguir, ou o que você quer ser, quando ficar adulta?
- Quero ser, Diretor, uma Coca Cola !


Obs: Dedico este texto, à minha filha querida, Raquel, que até hoje ama a Coca cola.

Miquito Mendes !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário