domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os ventos da liberdade e democracia estão caminhando para os países do Oriente Médio !



Certa vez, Bush filho- só podia ser ele- disse que iria mudar o mapa do Oriente Médio quando invadiu o Iraque. Está mudando sim, porém com outras características. Primeiramente, a mudança ocorreu na Tunísia, quem poderia imaginar que aquele suicidio de um barraqueiro simples e humilde poderia desencadear a queda do regime neste país? Logo após, o vento foi para o Egito e um ditador no poder há 35 anos caiu.O vento continua, por enquanto ele rondando os seguintes países: Argélia, Iêmen e, possivelmente, Marrocos.
Há de se notar, que os dois primeiros países, Tunísia e Egito, ao longo dos dias de passeatas, protestos, todas correntes religiosas estavam unidas, não existiam palavras de ordens contra outros países ou queima de bandeiras estrangeiras, era a união mesmo por um país novo com liberdades democráticas.
Não tenhamos dúvidas que este vento da liberdade democrática irá atingir outros países, é uma questão de tempo. Neste processo todo existe o outro lado da moeda, que é altamente perigosos, como foi o caso do Irã com a subida ao poder de Mahomoud Ahmadinejad um homem totalmente transloucado !

Nenhum comentário:

Postar um comentário