quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cinema: DESPARECIDOS !!!




Filme do polêmico diretor Costa-Gravas, que sabe cutucar direitinho lá no calcanhar de Aquiles, determinadas situações. Este diretor já nos brindou com obras maravlhosas: "Estado de Sìtio" passado num País da América Latina, "Z " e tantos outros.

Aqui, após o golpe e derrubada pelo Governo Allende- como sempre financiado pelos EUA - um jovem americano desaparece em Santiago do Chile com a subida ao poder do general Pinochet.
Jack Lemmon interpreta o Pai de um jovem que desaparece após o golpe. Com o passar do tempo , a procura de informações na América sobre o paradeiro de seu filho, e nada como resposta, resolve partir para o Chile. Aí começa sua via-crucis, até chegar a conclusão que seu País-EUA- tão admirado por ele está atrás deste golpe, e o mais interessante,seu País amado pondo obstáculos pra descobrir o paradeiro do seu filho.


Uma cena, que somente poderia ser concebida- e é real este local- mas as lentes de Costa-grava captam uma sensação indescritível, ao abrirem os portões do Estádio,que serviam de campo de concentração para os prisioneiros políticos, sentimos aquele calafrio, Jack Lemmon e sua nora, interpretada por Sissi Spacek, começam a gritar o nome do seu filho:- Charlie..Charlie...


Fime magnífico ! Lançado no ano de 1982 !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário