terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cinema: Mais forte que a Vingança !!!



Filme do diretor Sydney Pollack , lançado em 1972, tendo como ator Robert Redford. Um filme humanista? Ou um tema - está em voga atualmente, puramente ecológico? - em se tratando da plena sintonia e respeito: HOMEM X NATUREZA. Podem conviver pacificamente? Podem sim, como mostra este filme ( lembrando novamente que foi lançado em 1972), o personagem exaurido, após o término da guerra civil dos Estados Unidos, resolve partir, deixar a civilização , vender seus pertences- lembra em certos aspectos o filme aplaudido Na Natureza Selvagem- ambos produzidos em épocas diferentes, diretores com estilos totalmente contrários, embora no final, funilem para o mesmo propósito- que é a escolha pessoal de alguém querer levar uma vida solitária.

Mais Forte que a Vingança retrata de uma maneira belíssima, seja pela fotografia, ou pelas Montanhas cobertas de neve, a integração do homem à natureza , partindo do principio: Respeito.

O personagem enfrenta frio, as intempéries do tempo, mostra os Ìndios de outra forma, sem aqueles estereótipos das décadas de 30/40 até 70, onde John Wayne sempre aparecia para salvar, ou a corneta da cavalaria quando berrava, significava para os pagantes do cinema,que os Índios eram sempre os malvados e os brancos seriam salvos.Batiam até palmas.


Mais Forte que a Vingança é um Farwest humanista.

Vale a pena ver !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário