sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A INDÚSTRIA BILIONÁRIA DA PSIQUIATRIA !!!





A INDÚSTRIA BILIONÁRIA DA PSIQUIATRIA !!!

Primeiramente, devo ressaltar em bom tom, que existem as exceções.
Contudo, o foco deste texto é o outro lado
da moeda, o da bilionária indústria destes profissionais, se é que podemos chamá-los assim.
Primeiro passo:
O paciente quando chega ao consultório dos psiquiatras, tem que preencher um formulário, até aí, uma medida normal, tomada em todas as outras áreas médicas. Porém, entra um detalhe importantíssimo na ficha: Além do nome, idade e etc, vem à primeira checada: Profissão.
Pela profissão do paciente, os Psiquiatras passam a ter um perfil do seu cliente em termos de posses, ou seja, monetariamente, é rico?... Mais ou menos?...
Pergunta: - Quem indicou o senhor ou a senhora pra mim?
O paciente na maior boa fé diz que tal médico fez a indicação.
O médico que fez a indicação vai levar uma percentagem durante parte do tratamento. Segue àquela conversa de praxe, Médico x Paciente. ( Lembrando que o paciente já pagou a consulta à secretária). A fragilidade do paciente é tamanha, sua estrutura auto estima já está deteriorada há um bom tempo, o Psiquiatra é um Deus para ele, é a sua salvação( faça de mim o que achar conveniente).
Bem!... pelo seu cadastro, ouso chamar assim: CADASTRO, e não ficha médica, O MÉDICO manda bala. Receita aquele remédio ou remédios que custam uma fortuna. Neste receituário, já combinado com o vendedor do laboratório que o visita quinzenalmente em média, é proposta uma comissão em dinheiro ao Psiquiatra para receitá-lo. E dá-lhe remédio.
Frente a frente diz o Dr: - Os remédios vão fazer efeito somente a partir de trinta dias, aí levanta, vai até uma lousa, faz um gráfico( coitado do paciente) mostra como funciona todo o processo mental do ser humano e bla´blá. O importante é melhorar,(pensa o cliente) voltar a ser o que era antes . Naqueles minutos preciosos, o paciente sente-se aliviado, embora com semblantes carregados, Deus está ali, à sua frente e afirmou categoricamente que ele vai ficar bom.
È puxada uma agenda, e de imediato, já marcada outra consulta para dali alguns dias, variando entre: 10/20 ou 30 dias.
Nos consultórios de Psiquiatria não existe RETORNO como em outras categorias da medicina. Será por quê???
È feita a segunda consulta, a terceira, aí o Psiquiatra propõem na maior cara de pau e mau-caratismo, que o aconselhava a fazer em paralelo com o seu tratamento, algumas sessões de terapia ou psicanálise. E diz:- Caso o senhor queira, tenho pessoas de minha confiança altamente profissionais.
E lá vai ELE com sua cruz para a terapia. Claro que o profissional da TERAPIA faz parte do esquema. O Psiquiatra vai ganhar outra comissão enquanto durar as sessões. È o empurra empurra.
Marcada outra consulta, O Psiquiatra diz: - Preciso que o senhor faça alguns exames, para eu ter uma noção melhor da sua saúde NO TODO. São os seguintes:
A- Hemograma completo,
B- Tomografia...
C- Encefalograma,
D- Eletrocardiograma,
E- Prosta, ou Mama,
F- Teste de Esteira.
O Psiquiatra indica os locais onde devem ser feitos os exames, segundo ele, tem plena confiança naqueles laboratórios.

Vejamos o fio da meada: Um médico clínico indicou o psiquiatra, este indicou a terapeuta, volta ao psiquiatra novamente que indicou vários médicos para aqueles exames. Todo mundo ganha, todos são vencedores.
Existe apenas um perdedor nesta engrenagem, justamente o que não podia sair perdendo: O PACIENTE !!!

Obs: Porquê não existe RETORNO DO PACIENTE NA PSIQUIATRIA???

MIQUITO MENDES !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário