quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cinema: O Pequeno Nicolau !!!




Filme de uma leveza extraordinária. Imagino aqui, como deve ter sido difícil dirigir uma turma de crianças, que fazem por merecer com interpretações deliciosas, fazem-nos rir, não porque são crianças, mas sim, porque captaram realmente a essência do roteiro e do diretor. E por falar neste,Laurent Tirard , temos que tirar o chapéu. Direção segura, roteiro e trilha sonora na medida exata, tudo se encaixa. O filme faz-nos rir de uma maneira que transformamos em parte do elenco. Uma cena lírica, quando os amigos de Nicolau e ele próprio, mentem que inventaram uma poção mágica que transforma crianças fracas em super-fortes. Numa das cenas, em que um menino topa e paga pra tomar a poção, a câmera da um close nele andando em direção à uma kombi para testar sua força. No close parece aquele menino raquítico, pernas finas ao extremos. Cena de apenas alguns segundos.

Quanto ao personagem Nicolau chega a ser impressionante a interpretação do menino, - bem como o restante do elenco infantil, mesmo os adultos, a briga constante do pai de Nicolau com o vizinho por detalhes sem sentido, cenas que ajudam a complementar o pacote do filme e nos faz cair em gargalhada, a professora com uma expressão de desânimo não por doença, mas por característica de sua personalidade -

O Pequeno Nicolau fica em dúvida pra escrever um texto passado na lousa pela professora, que dizia: O que você quer ser quando crescer? Finalmente , ele decide que quando crescer quer fazer as pessoas rirem.

Tem-se a impressão, que após a decisão do personagem tomar a decisão acima sobre sua vida , quando estiver adulto, é como se este filme, de certa forma, retratasse a infância do diretor Laurent Tirard.

Imperdível !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário